Guia Completo: Cursos Profissionais e o Acesso ao Ensino Superior

Cursos profissionais e o acesso ao ensino superior

Cursos Profissionais e o acesso ao ensino superior: é possível?

Tiraste ou estás a pensar tirar um curso profissional, mas antes queres saber se posteriormente podes ingressar no ensino superior? Explicamos tudo!

Muitos alunos têm dúvidas quanto à relação entre os cursos profissionais e o acesso ao ensino superior. Será que quem segue a via dos cursos profissionais fica inibido de ingressar na faculdade? Será que quem ingressa nos cursos profissionais não quer entrar na universidade? E quanto aos exames? Quem frequenta cursos profissionais não precisa de fazer exames, se decidir entrar na faculdade? Para todas estas questões, há respostas que vamos partilhar.

Concurso especial do Ensino Superior

Os cursos profissionais de dupla certificação dão equivalência ao 12º ano, o que significa que, após a sua conclusão, tens, à semelhança dos finalistas do ensino secundário regular, o direito a candidatares-te ao ensino superior, se assim o desejares.

Quanto aos exames nacionais, esses não se revelam obrigatórios, pois os alunos dos cursos profissionais podem candidatar-se ao ensino superior através um concurso especial. No entanto, se preferires, podes candidatar-te seguindo o regime convencional, tendo nesse caso de fazer os exames nacionais.

O motivo para os alunos dos cursos profissionais não serem obrigados a fazer exames nacionais e usufruírem de um concurso especial de ingresso no ensino superior é que, antes da existência deste concurso, os alunos destes cursos eram, muitas vezes, prejudicados, pois tinham de fazer exames nacionais que abordavam tópicos e matérias que não estavam contemplados nos programas dos seus cursos.

O método convencional de acesso ao ensino superior foca-se num perfil de aprendizagem mais teórico, o qual está em harmonia com o ensino secundário regular, mas não com o ensino dos cursos profissionais.

Assim, o objetivo desta medida foi trazer mais equidade no acesso ao ensino superior, independentemente da proveniência do aluno.

Requisitos e critérios de seleção

Para efeitos de admissão ou de não admissão ao ensino superior, as faculdades consideram a média final que obtiveste quando concluíste o teu curso profissional, bem como a classificação que tiveste na PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Se decidires entrar na faculdade através do concurso especial, sabe que te pode ser exigida a realização de uma prova de avaliação de conhecimentos e de competências, prova que é concebida pela própria universidade em que pretendes ingressar.

O concurso está disponível em qualquer universidade?

Não. A adesão a este concurso especial não é obrigatória, o que significa que cada instituição de ensino superior é que decide se disponibiliza ou não vagas para este concurso.

Portanto, se pretendes aceder ao ensino superior através do concurso especial para alunos de cursos profissionais, informa-te primeiramente se a faculdade em que tens interesse em ingressar disponibiliza ou não vagas para este concurso.

Acede à universidade com o teu curso profissional

Assim, já percebeste que o facto de entrares e frequentares um curso profissional durante o ensino secundário não invalida o teu ingresso no ensino superior, nem limita de nenhuma maneira as tuas ambições futuras e aquilo que podes vir a ser profissionalmente, um dia mais tarde, quando entrares no mercado de trabalho, propriamente dito.

Além disso, frequentar um curso profissional até pode ser visto como uma mais-valia, se tivermos em conta que podes sempre tirar partido do concurso especial de acesso ao ensino superior, desde que a faculdade aonde pretendes ingressar disponibilize vagas para esse fim.

Portanto, não excluas os cursos profissionais das tuas opções escolares. Informa-te sobre as diferentes possibilidades que tens à disposição e consulta os planos de estudos dos vários cursos para fazeres uma escolha o mais informada possível.

Não te esqueças que os cursos profissionais têm uma vertente mais prática que agrada sobretudo a alunos que não gostam de se ficar pela teoria e que apreciam “pôr as mãos na massa” e entenderem como é o trabalho de campo e como tudo aquilo que aprendem no recinto da escola pode ser posto em prática no mundo real, em contexto de trabalho.

Por outra via, aqui no site do Mais Cursos, podes encontrar um vasto portfólio de cursos de formação profissional com certificação profissional que se debruçam sobre as mais diversas áreas de atividade. Consulta a nossa lista de cursos profissionais e descobre qual é o curso mais indicado para ti, tendo em conta o teu perfil e interesses.

Cursos Recomendados

WhatsApp
Reddit
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Poderás também ter interesse em:

Cursos de formação profissional em destaque:

Curso de Automação e Robótica

Tecnologia Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Automação e Robótica? As inovações tecnológicas, impulsionadas pela automação e pela robótica

Ler Mais »
Capacidade de stylist e assessoria de imagem

Curso de Personal Shopper

Estilismo e Moda Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar no Curso de Personal Shopper? O serviço de personal shopper está em franca

Ler Mais »