A opção do Ensino Superior não tem que ser a regra. Existem várias alternativas como os cursos profissionais. Qual a diferença entre estes cursos e o ensino superior? São cursos de menor duração e altamente especializados e práticos. Concentram-se numa só área de estudo que é, normalmente, a que o aluno tem maior interesse e se sente mais vocacionado para trabalhar. Por isso, os cursos profissionais podem até ser melhores opções do que os cursos superiores em algumas áreas. O mercado de trabalho procura cada vez mais profissionais com competências técnicas muito específicas.
Em Portugal, os cursos profissionais continuam a ganhar cada vez mais destaque nas escolas e instituições. Conseguem relacionar de uma forma inovadora a teoria com a prática e as necessidades das empresas locais. Em 2019, mais de 60 mil alunos procuraram o ensino profissional em Portugal. As empresas, a sociedade e o sistema educativo começam a ver o ensino profissional pelo seu potencial em preparar alunos que estão certos em relação ao seu futuro. Hoje, o ensino profissional é mais do que apenas uma exceção ao caminho “normal”.
A resposta está em primeiro lugar em ti. Sempre sonhaste com a tua entrada no Ensino Superior? Ainda não sabes qual a área em que te sentes mais confortável? Ou o que mais esperas é meter mãos ao trabalho e começar a tua carreira profissional? Não há uma resposta certa, mas hoje os cursos profissionais são alternativas tão válidas como os cursos superiores.